sexta-feira, novembro 17, 2006

DICIONÁRIO DE QUINTANA!!!











Deficiências"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria. E só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois
"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

***Mário Quintana***

"A amizade é um amor que nunca morre."


ECS 8...MEU GRUPO!!!



OI...ESTAS SÃO AS PESSOINHAS DO MEU GRUPO..B1

Aline -São Leopoldo
Ana Lúcia- Alvorada
Gizelda-Três Cachoeiras
Loiva- '' ''
Luciana B.- Alvorada
Nara- Gravataí
Suzan-Sapiranga


Nossa impressões..comentários sobre o curso
: segundo a colega Gizelda: - Minhas expectativas estão sendo alcançadas, estou me aventurando nessas novidades. É muito interessante entrar em contato com estas aprendizagens tão diferentes da tradicional. Colega do pólo Três Cachoeiras.

Para mim, Luciana B.,Aline e Ana Lúcia este curso está sendo realmente um Presente de DEUS!!
Veio realmente na hora certa, todas queriam muito estudar mas por mil e um motivos... nunca dava.
Estamos nos superando a cada dia, aprendendo a lidar com as tecnologias e nos desafiando a cada nova tarefa, nova postagem, novas leituras...e com essas oprtunidades maravilhosas de TROCAS!!!

Muitas vezes pensamos que vamos pirar, mas vencemos a cada dia , nos superando,criando e recriando ...APRENDENDO JUNTAS!!!
PARABÉNS A TODAS NÓS...
 Posted by Picasa

domingo, novembro 12, 2006

MINHA CAMINHADA!!!



Minha caminhada está assim...
Colorida,cheia de vida e descobertas, sinto-me feliz e realizada em tudo que estou fazendo, a cada trabalho cresço mais e me desafio.
Quando consigo é uma alegria só...Tenho momentos de tristeza também, a cada espinho que encontro pelo caminho é mais uma prova para medir o quanto ainda posso melhorar, avançar nesta caminhada.
Queridas colegas... CRESCEMOS SIM !!!! A cada etapa vencida, cada tarefa realizada, cada dia vivido, com obstáculos e derrotas, tropeços, e desafios.
Olhemos para trás a exatamente 3 meses... O que somos hoje???
Quanta mudança...quantos avanços conquistamos!
Esta é minha meta,seguir caminhando e de braços dados com todos vocês...!!!!

BOA SEMANA!!!!

 Posted by Picasa

quinta-feira, novembro 09, 2006

PLANTE A SUA!!





''Sementes "

Dorme a semente, aconchegada no calor da terra que a abraça, envolve, alimenta, fortalece e prepara... Desperta a semente e, cheia de força, rompe os laços da terra e desponta para a vida. Deslumbra-se com o calor do Sol, com o ar que a toca, com a chuva que acalma e facilita sua luta pela sobrevivência. Recebe da mãe natureza tudo o que precisa para brotar, crescer, frutificar, florescer e cumprir sua missão. Qual semente, descansa o homem nos braços do universo, fortalecendo-se, preparando-se... Desperta, abraça a vida com toda força e vontade de fazer frutificar seus planos, suas realizações... Recebe desse pai Universo tudo o que precisa para cumprir sua missão. Um dos instrumentos: a inteligência. E com ela cresce o homem, conquista, realiza... E conhece a ignorância. Recebe amor e julga estar infeliz. Recebe conhecimentos que só absorve se for para satisfazer seus desejos. Recebe bênçãos que julga serem castigos. Recebe misericórdia que interpreta como injustiça. Recebe dons que não reconhece como valorosos. Recebe todas as chances e as desperdiça querendo desvendar segredos que, de tão claros, tornam-se incompreensíveis.Permanece na superfície, enquanto ignora a riqueza existente na simplicidade do seu interior.Das sementes, é a mais privilegiada, por ter o poder da razão. Porém, das sementes, é ainda a mais lenta. Frutifica muito pouco, diante da abundância que recebe.(Autor desconhecido)

PARA SER FELIZ!!!



Uma pequena fenda, uma centelha...Um pouco de luz... Sim, é suficiente.Seus olhos se abrem e agora já pode ver: o caminho está à sua frente.Não tema, permita que o seu coração possa lhe guiar.Não desperdice suas energias em coisas que esvaziam seu ser, que possam roubar a luz do seu olhar.Abandone o que lhe faz sofrer, o que não lhe deixa ver quem você realmente é.Deixe que seu ser seja acolhido pelas mãos calorosas do amor e sinta que ai está a sua alegria,o seu preenchimento, a sua confiança.Todo pensamento sem amor tem que ser desfeito para que você possa contemplar a sua verdadeira realidade, uma realidade onde a luz é presente, mostrando que o amor é maior que tudo e que só através dele você pode realizar o seu crescimento, a sua plenitude.Para ser feliz, você tem que ser de coração.
(Autor Desconhecido )

AS CARAS DA VIDA




Desejo que em sua vida...
Não exista cara feia,
Não exista bolso furado,
Não exista vida apressada,
Muito menos grãos de areia.
Não exista tempo fechado,
Não exista problema dobrado,
Não exista sonho frustrado,
Muito menos amor acabado.
Não exista amigo esquecido,
Não exista negócio falido,
Não exista boato mexido,
Muito menos dinheiro sumido.
Não exista tempo nublado,
Não exista ambiente abafado,
Não exista corpo dobrado,
Muito menos bom senso abalado.
Não exista mágoa engolida,
Não exista emoção reprimida,
Não exista alma sofrida,
Muito menos felicidade perdida.
Só desejo que você seja feliz!

FELICIDADE...




Acreditar que a nossa vida não é melhorou pior do que a de ninguém.Nunca sentir-se maior ou menor, mas igual...Fazer o bem sem olhar à queme não esperar nada em troca,é uma maneira de encontrar a felicidade...Procurar sorrir sempre,mesmo diante das dificuldades e não se envergonhar das lágrimas,diante da necessidade,é outra maneira de irmos ao encontro dela...Ser humilde, prestar favores sem recompensas abrir as mãos e oferecer ajuda, é uma maneira de buscar a felicidade...Chorar e sofrer, mas lutar e procurar vencer,sem deixar o cansaço te derrotar,nem o desânimo ou o preconceito te dominar, é uma maneira de ganhar a felicidade...Aprender à defender seus ideais ea amar seus semelhantes,à conquistar seus amigos pelo que ée não pelo que queiram que seja,é mais uma maneira de abraçar a felicidade...Saber ganhar e saber perder,é uma rara conquista, mas você consegue...Tenha fé, acredite em Deus!Viva cada momento de sua vida como se fosse o último.Faça de sua vida uma conquistas de vitórias, uma virtude e aproveite tudo o que ela te der como oportunidade...mesmo sofrendo, sofra amando.....pois é através do amor que você encontrará as chaves paraabrir as portas da felicidade...

BOAS COISAS DA VIDA!!!



Se apaixonar.
Rir até sentir o rosto doer.
Uma praia.
Um supermercado sem filas.
Um olhar especial.
Receber cartas ou e-mails.
Dirigir numa estrada bonita.
Escutar sua música preferida no rádio.
Uma boa conversa.
Um banho quente.
Achar uma nota de R$100 na suablusa do inverno passado.
Rir de você mesmo.
Ligações à meia noite que nunca terminam.
Rir sem absolutamente razão nenhuma.
Ter alguém pra te dizer que você é bonita(o).
Rir por alguma coisa que você lembrou.
Os amigos. Amar pela primeira vez; pela segunda,pela terceira, ... Ouvir, acidentalmente, alguém falar bem de você.
Acordar e perceber que ainda faltam algumas horas para dormir.
O primeiro beijo.
Fazer novos amigos ou ficar junto dos velhos.
Conversas à noite com seu colega de quartoque não te deixa dormir.
Alguém brincar com o seu cabelo. Bons sonhos.Chocolate quente. Viagens com os amigos.
Dançar.Beijar na boca. Ir à um bom show.Ter calafrios ao ver "aquela" pessoa. Ganhar um jogo difícil.
Passar o tempo com os(as) amigos(as).Ver os(as) amigos(as) sorrir ou rir.Segurar a mão de um(a) amigo(a). Encontrar com um(a) velho(a) amigo(a) e descobrirque tem coisas que nunca mudam.
Descobrir que o amor é eterno e incondicional.
Abraçar a pessoa que você ama.
Ver a expressão de alguém que ganhou um presenteque queria muito de você.
Ver o nascer do sol.
Levantar todo dia e agradecer a Deus por outro lindo dia!

quarta-feira, novembro 08, 2006

CAUSA JUSTA!!!!!

FEIRA DO LIVRO DE POA!!!



Eu e minha super amiga...mana de coração LÚ...levantamos as mãos para as MULHERES ESPECIAIS... NÓS!!! Para quem ainda não visitou, por favor um programa e tanto não deixem de conferir...Tem o site com a programação diária, tem apresentações de teatro maravilhosas, contação de histórias , teatro de bonecos e oficinas fantásticas. Livros com preços camaradas...saldos...he..he..he..a preço de professor!!
Vai até domingo...não deixem de ir... Posted by Picasa
http://www.feiradolivro-poa.com.br/Programacao.aspx

ATIVIDADE ECS 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ALUNA:TATIANA R. GOMES
DISCIPLINA: ECPROFESSORA: VERA CORAZZA
PEAD- ATIVIDADE SEMANA 4
ECS 6


MINHA PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM:

Weber permite compreender de forma científica a influência dos valores e das crenças no comportamento humano,esclarecendo a causalidade de idéias religiosas.
Ele não formulou nenhuma teoria, mas sua obra foi inspirada pela compreensão com as origens e significação do modelo capitalista ocidental.
Já para Durkheim a sociologia era coisa da natureza, enquanto para Weber influenciado pela época, a qualificava como ciência empírica. Weber e Durkheim viram na metodologia a condição prévia da avaliação de fatos sociais.
Esses dois grandes pensadores tiveram grande importância para a construção de nossa sociedade, eles acreditavam em uma forma de organização justa e igualitária,onde todos teriam condições de viver sem distinções.
Eram muito a frente de seu tempo, pensando o que hoje tentamos colocar em prática, ensinado de geração a geração a nossos filhos, alunos,no papel de educadores que somos.
Cabe a nós esta árdua missão viver em sociedade, nos dias atuais em que a desigualdade social é tão grande e os valores, papéis, hierarquias estão muitas vezes totalmente perdidos.
Há uma luz no fim do túnel...esta chama-se ESPERANÇA DE DIAS MELHORES!! Posted by Picasa

domingo, novembro 05, 2006

DENCANSO!!!









FINALZINHO DE FERIADO...
Vai dando uma preguiça...
Aproveitem para descansar outro feriadão, acho que só em 2007...

Cartão de Companheiro


"Por mais luta, por mais dor,Ergamos a nossa voz:
Se Deus nos guarda em amor,Quem surgirá contra nós?
Na fé que nos revigora,Se o trabalho nos conduz,Toda esperança de agora,Amanhã será mais luz."
Casimiro Cunha (do livro Sinais de Rumo)

PARA TODOS COM A LETRA B !!

PARA A ATIVIDADE ECS.. 9.
VOCÊ TEM A LETRA B???



Para quem tem a mesma letra .
A letra B, sem importar o número...
Por favor entrem e se identifiquem, precisamos formar o grupo para fazer as leituras.
 Posted by Picasa

quarta-feira, novembro 01, 2006

FERIADO!!!!


UFA !!! Finalmente consegui colocar tudo em dia novamente...
Este feriado veio em boa hora...Já sinto-me mais aliviada, menos tensa com um tempo para iniciar as novas leituras.
Mas vou também descansar, sair um pouco, visitar meu pai, irmão lá em Novo Hamburgo, arejar um pouco a cabeça.BOM FERIADO A TODOS!!

SEMANA 5 ECS 7



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ALUNA: Tatiana Rosmary Gomes
PEAD- PÓLO ALVORADA
ATIVIDADE: ECS 7 MARX E ENGELS
PROFESSORA: Vera Corazza

EDUCAÇÃO: A PERSPECTIVA


Karl Heinrich Marx foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Também podemos encontrar a influência de Marx em várias outras áreas (tais como filosofia,, economia, história) já que o conhecimento humano, em sua época, não estava fragmentado em diversas especialidades da forma como se encontra hoje. Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário, sendo que ambos (Marx e o movimento operário) influenciaram uns aos outros durante o período em que o autor viveu
Friedrich Engels grande companheiro de Marx, escreveu livros de profunda análise social, em dezembro de 1847 a janeiro de 1848 junto com Marx escreveu o Manifesto Comunista. Sem dúvida nenhuma Engels foi um Filósofo como poucos soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, conquistando assim lugar de destaque na cultura Comunista.
Em
http://www.culturabrasil.pro.br/marx.htm podemos descobrir que:
O
Manifesto Comunista fez a humanidade caminhar. Não em direção ao paraíso, mas na busca (raramente bem sucedida, até agora) da solução de problemas como a miséria e a exploração do trabalho. Rumo à concretização do princípio, teoricamente aceito há 200 anos, diz que "todos os homens são iguais". E sublinhando a novidade que afirmava que os pobres, os pequenos, os explorados também podem ser sujeitos de suas vidas.
Na teoria marxista, o materialismo histórico pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos. A sociedade é comparada a um edifício no qual as fundações, a infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas, enquanto o edifício em si, a superestrutura, representaria as idéias, costumes, instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc).
As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais. O moinho a braço vos dará a sociedade com o suserano; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalismo industrial.
Tal afirmação, defendendo rigoroso determinismo econômico em todas as sociedades humanas, foi estabelecida por Marx e Engels dentro do permanente clima de polêmica que mantiveram com seus opositores, e atenuada com a afirmativa de que existe constante interação e interdependência entre os dois níveis que compõe a estrutura social: da mesma maneira pela qual a infra-estrutura atua sobre a superestrutura, sobre os reflexos desta, embora, em última instância, sejam os fatores econômicos as condições finalmente determinantes.
Para Marx, quanto mais o mundo se unifica economicamente mais ele necessita de socialismo.
Não basta existir uma crise econômica para que haja uma revolução. O que é decisivo são as ações das classes sociais que, para Marx e Engels, em todas as sociedades em que a propriedade é privada existem lutas de classes (senhores x escravos, nobres feudais x servos, burgueses x proletariados).
Juntos Marx e Engels fundaram o MARXISMO, teoria que interpreta a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e prevê a transformação das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento histórico de seu sistema produtivo.
Em sua concepção mais recente, a crítica marxista procura intertextualizar a arte com a historia, a sociologia e outras áreas do saber científico social.

Eram dois grandes idealistas muito `a frente des eu tempo...sonhavam com uma sociedade mais justa e igualitária .