sábado, setembro 27, 2008

O que é de fato significativo?





O filho que muitas vezes não limpa o quarto e fica vendo televisão,
significa que...
está em casa!
A desordem que tenho que limpar depois de uma festa,
significa que...
estivemos rodeados de familiares e amigos!
As roupas que estão apertadas,
significa que...
tenho mais do que o suficiente para comer!
O trabalho que tenho em limpar a casa,
significa que...
tenho uma casa!
As queixas que escuto acerca do governo,
significa que...
tenho liberdade de expressão!
Não encontro estacionamento,
significa que...
tenho carro!
Os gritos das crianças,
significa que...
posso ouvir!
O cansaço no final do dia,
significa que...
posso trabalhar!
O despertador que me acorda todas as manhãs,
significa que...
estou vivo!
Finalmente pela quantidade de mensagens que recebo,
significa que...
tenho amigos pensando em mim!



'QUANDO PENSARES QUE A VIDA TE CORRE MAL...
LEIA OUTRA VEZ ESTA MENSAGEM!!!'

P.A. um grande desafio!




Para mim trabalhar desta forma está sendo bem desafiador e instigante.
Mas não tenho conseguido atingir meus objetivos pois ao contrário de minhas colegas não estou particiapndo tão ativamente em postagens,já que estas são agora quantitativas.
Não sei,mas sinto-me amarrada,comos e não conseguisse produzir como deveria,é muito estranho.
Pode ser o fato desse controle não gosto de trabalhar sob pressão,parece que fico bloqueada.
Assim devem sentir-se os alunos que ainda sofrem a pressão da nota,essa forma de avaliação que mede mas não é exatamente verdadeira.
Estive meio ausente,ou melhor sempre presente lendo,colaborando mas não sendo autora talvez...
As vezes bate aquela vontade de desitir do curso por essas coisas...sabe...é um desabafo...

domingo, setembro 21, 2008

Humberto Maturana




Viver e conhecer são mecanismos vitais. Conhecemos porque somos seres vivos e isso é parte dessa condição. Conhecer é condição de vida na manutenção da interação ou acoplamentos integrativos com os outros indivíduos e com o meio (Rabelo, 1998b, p. 08).

Os estudos de Maturana explicitam o sinônimo entre conhecer e viver. A noção de viver-conhecer está diretamente vinculada com o modo de relacionar-se e de organizar-se nessa relação. Não se trata de adaptação ao meio. O viver-conhecer na relação significa, ao mesmo tempo, a criação/recriação desse espaço relacional, e de outros, e a criação/recriação do sistema em relação. Pode incluir, em algum momento, a adaptação, mas vai além dela. Os espaços educativos constituem-se em fenômenos sociais que manifestam, com fundamento nas emoções, os pensamentos, os conceitos e os objetivos dos grupos sociais, num processo histórico e relacional, criando realidades que, nesta interação constante, recria os sujeitos dela participantes. Para Humberto Maturana, este agir humano nas relações é cooperativo. Para entendermos essa posição do autor convém uma olhada, ainda que rápida, do cenário que desafia pensadores como Maturana a buscarem alternativas viáveis para a educação que resgate as distintas dimensões do ser humanO educar se constitui no processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro no espaço de convivência (Maturana, 1998b, p. 29).


sábado, setembro 06, 2008

VIDEO DA PALESTRA PROF.DR. PEDRO DEMO


I SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO PR-Palestra prof.Pedro Demo




Que grande forma de aprender e de refletir sobre o nosso ensino atual,assitindo o vídeo.
Ele fala da atualidade com tanta propriedade do assunto que chega ser espantoso!!
Quero registrar aqui algumas idéias do prof.que devem ser repensadas por nós:
* 200 dias de aula e aprendemos cada vez menos deveríamos ter 200 dias de APRENDIZAGENS.
''Quem não pesquisa não aprende,só pode ser professor quem é AUTOR''
Ele fala da pesquisa como jeito de aprender.Atualmente o ensino alfabetiza pra trás e não para frente''
''Naõ há o que ensinar sem pesquisar''Trata também da questão do ''cuidar do professor'' dar condições a ele com bons salários capazes de qualificar tanto profissionalmente como também com recursos''um bom computador,uma boa banda larga,ter seu carro,andar bem vestido para sentir-se bem como pessoa,cidadão e poder estar passando isso aos seus alunos,ter a devida valorização pela sociedade.
Gostei muito de ver sua posição ao EAD,da forma exatamente que estamos tendo nosso curso com a utilização da pesquisa como carro chefe,nós autores em cada trabalho que nos é solicitado,e não através de apostilas prontas,segundo ele'' as apostilas são feitas pra quem não sabe pensar''.
Nós alunos do PEAD somos autores dessa reformulação histórica do modelo educacional.
''Pedagogo tem que ser autor'' Pedro Demo

segunda-feira, setembro 01, 2008

PROJETOS DE APRENDIZAGENS!!







Projeto? o que é? Como se faz?

A CULTURA DO PROJETO

Como a atividade construtiva de elaborar e desenvolver projetos pode se tornar uma metodologia?
A atividade de fazer projetos é simbólica, intencional e natural do ser humano. Por meio dela, o homem busca a solução de problemas e desenvolve um processo de construção de conhecimento, que tem gerado tanto as artes quanto as ciências naturais e sociais.
O termo projeto surge numa forma regular no decorrer do século XV. Tanto nas ciências exatas como nas ciências humanas, múltiplas atividades de pesquisa, orientadas para a produção de conhecimento, são balizadas graças à criação de projetos prévios.
A elaboração do projeto constitui a etapa fundamental de toda pesquisa que pode, então, ser conduzida graças a um conjunto de interrogações, quer sobre si mesma, quer sobre o mundo à sua volta.

Num projeto de aprendizagem, de quem são as dúvidas que vão gerar o projeto? Quem está interessado em buscar respostas?

Deve ser o próprio estudante, enquanto está em atividade num determinado contexto, em seu ambiente de vida, ou numa situação enriquecida por desafios.

E no momento este é o nosso grande desafio enquanto grupo...ETNIAS...o que realmente queremos aprender,qual rumo iremos dar a este nosso P.A.

É isso..muito estudo,diálogo,compreensão e apropriação de temas a serem estudados.

http://mathematikos.psico.ufrgs.br/im/mat01038051/projetos.htm