sexta-feira, setembro 18, 2009

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EJA


Que relações entre educação e trabalho são propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos?



O trabalho, seja pela experiência, seja pela necessidade de se incluir no mercado de trabalho profissional merece especial destaque. A busca da alfabetização ou complementação de estudos participa de um projeto mais amplo de cidadania que propicie inserção profissional e busca da melhoria das condições de existência. Os conteúdos curriculares não pode se ausentar desta premissa fundamental, à presença em bancos escolares: a vivência do trabalho e a expectativa de melhoria de vida.
De acordo com o art.41 da LDB: O conhecimento adquirido na educação profissional, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação de estudos.
O projeto pedagógico e a preparação dos docentes devem considerar, o trabalho e seus processos e produtos desde a mais simples mercadoria até os seus significados na construção de vida coletiva.
De acordo com o art.1º, § 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e a prática social. A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
“O trabalho é o contexto mais importante da experiência curricular(...)”
O significado deste destaque deve ser considerado: na medida em que o ensino médio é parte integrante da educação básica e que o trabalho é princípio organizador do currículo, muda inteiramente a noção tradicional da educação geral acadêmica, o trabalho já não é mais limitado ao ensino profissionalizante, a lei reconhece que , nas sociedades contemporâneas, todos, independente de sua origem ou destino profissional devem ser educados na perspectiva do trabalho...
A educação de jovens e adultos_ EJA atende a educandos-trabalhadores, tem como finalidade e objetivos o compromisso com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo a que os educandos venham participar política e produtivamente das relações sociais, com comportamento ético e compromisso político, através do desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. A educação deve voltar-se para uma formação na qual o s educandos-trabalhadores possam, aprender, refletir criticamente, agir com responsabilidade individual e coletiva, participar do trabalho e da vida coletiva, comportar-se de forma solidária, acompanhar as mudanças sociais enfrentar problemas novos construindo soluções originais com agilidade e rapidez, a partir de métodos de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos.

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