domingo, setembro 06, 2009

Fala-se/escreve-se/lê-se sempre do mesmo jeito? Que diferenciações podem ocorrer em relação à fala ou à escrita?



Garranchos e letra de médico estão para o texto datilografado,assim como sotaque estrangeiro está para a pronúncia nativa
Ricardo Schütz

Falar, escrever e ler são três ações diferentes e que com o tempo foram se modificando. Por vezes uma pessoa pode falar corretamente, mas escrever errado, ou vice-versa, escreve corretamente e fala errado.

A fala e escrita são duas modalidades pertencentes ao mesmo sistema lingüístico: o sistema da Língua Porque Existem entre elas diferenças estruturais, porque diferem nos seus modos de aquisição, nas suas condições de produção, transmissão, recepção e uso, e nos meios pelos quais os elementos de estrutura são organizados.

Língua é fundamentalmente um fenômeno oral.
Nunca é demais salientar a importância da forma oral da língua.
A forma escrita é mera decorrência da língua falada.
A existência de diversas formas na fala torna-se evidente se consideramos as diferentes pronúncias que pode receber uma palavra .


A possibilidade de representação de um som por mais do que um grafema e/ou com recurso a sinais auxiliares constitui uma situação ainda mais freqüente, abrangendo consoantes, vogais e ditongos orais e nasais, como se exemplifica no Quadro seguinte.
– Representação de um som por vários grafemas:
sons grafemas exemplos
[k] c, qu cama, quero
[s] s, c, ç, ss, x sono, cidade, caça, assar, próximo
[i] i, e ilha, elefante
ão, am coração, compram

Um comentário:

Simone disse...

Olá Tati!
Vejo que aproveitaste o feriado para atualizar teu blog!
Nesse semestre vocês terão LIBRAS. Já tiveste em sala de aula algum aluno surdo? Que relações estabeleces desta postagem com a Língua Brasileira de Sinais? É uma outra forma de comunicação que não a falada nem escrita.
Desejo que tenhas um ótimo e produtivo semestre!
Um abraço, Simone Ramminger - Tutora sede