terça-feira, abril 21, 2009

ACORDO ORTOGRÁFICO...TEMOS QUE ESTAR ATENTOS!

HÍFEN

Não se usará mais:1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista"2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"



TREMA

Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados



ACENTO DIFERENCIAL

Não se usará mais para diferenciar:1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)



ALFABETO
Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"
ACENTO CIRCUNFLEXONão se usará mais:1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"



ACENTO AGUDO

Não se usará mais:1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem



GRAFIA

No português lusitano:1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo"

quarta-feira, abril 15, 2009

APRENDIZAGEM..COMO SE APRENDE?


MINHA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM:





Lembro-me bem quando aos 6 anos aprendi a andar de bicicleta ,foi algo para mim inesquecível,realmente uma grande aprendizagem.
Precisei cair muitas vezes, minha mãe ajudou-me segurando a bicicleta até que consegui aprender a andar sem rodinhas.
Foi uma imensa alegria para mim e para meus pais.
Essa aprendizagem foi construída em casa com auxílio (encorajamento,força,motivação,) de todos que estavam comigo nesta empreitada.
O material utilizado foi a bicicleta .
As ações necessárias apara realizar esta aprendizagem foram:equilíbrio,força,coordenação,lateralidade,concentração.
As reflexões necessárias foram: como conseguir equlibrar-me sem cair,manter a coordenação etc...(claro que na época não questionei-me sobre nada disto) pois aos seis anos não poderia pensar assim,como hoje já na idade adulta.
Precisei de conhecimentos prévios como: equilíbrio,lateralidade,destreza de movimentos,coordenação motora .